BIBLIOTECAS

Uma lista de endereços com livros e textos online abertos para você pesquisar e estudar.

Informações sobre o sistema de bibliotecas da Ufes podem ser obtidas em https://biblioteca.ufes.br/

Bibliotecas

Biblioteca Nacional

Portal de Periódicos Capes (veja aqui como fazer acesso via Cafe)

Portal Domínio Público

Periódicos Ufes

Acervo Sead-Ufes

Catálogo de teses e dissertações - Capes

Revista dos Tribunais on-line

Target GD Web - Sistema de Gestão de Normas e Documentos Regulatórios. (veja aqui como acessar)

Scientific Eletronic Library Online

Project Gutemberg

Biblioteca Brasiliana

Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP

Portal de Livros Abertos da USP

Fundação Casa Rui Barbosa

Fiocruz

Biblioteca Digital Mundial

Open Library

Textbook Revolution

Repositorio Digital de la Universidad Nacional de Córdoba (RDU)

Biblioteca Digital Escola de Música da UFRJ

Archive.org

Unirede - Associação Universidade em Rede

Sistema de Bibliotecas e Informação - UFRJ

Biblioteca Digital Cengage Learning Brasil

Biblioteca virtual Pearson

Biblioteca Digital Minha Biblioteca

Revista dos Tribunais online


Editoras

Editora da Ufes

Editoras Universitárias

Scielo Livros

Livros abertos Edusp

Editora Cambridge (acessível apenas em IP da Ufes - mais informações da Biblioteca Central)

Editora Elsevier - Ciência da Computação e Energia ((acessível apenas em IP da Ufes - mais informações da Biblioteca Central)

Editora Elsevier - Ciências da Saúde (acessível apenas em IP da Ufes - mais informações da Biblioteca Central)

Editora IEEE (acessível apenas em IP da Ufes - mais informações da Biblioteca Central)

Editora Wiley Blackwell (acessível apenas em IP da Ufes - mais informações da Biblioteca Central)

Editoras Zahar e Senac ((acessível apenas em IP da Ufes - mais informações da Biblioteca Central)


Quatro novas bases digitais disponíveis para a comunidade universitária

Publicado em 28 de Dezembro de 2020 - 12:16

Por meio de assinatura de contrato entre o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) e quatro bases digitais de e-books, a Ufes passa a oferecer à comunidade universitária, gratuitamente, acesso a quase 20 mil títulos, entre livros de diversas áreas do conhecimento e periódicos jurídicos. O acesso total à Biblioteca Digital Cengage, à Biblioteca Virtual Pearson, à Plataforma Digital Minha Biblioteca e à Revista dos Tribunais On-Line está disponível em https://bibliotecas-digitais.ufes.br/

Somente os usuários que tenham login e senhas únicos da Ufes podem acessar o material por meio de qualquer dispositivo (desktop, notebook, tablet ou smatphone).

Para o diretor da Biblioteca Central (BC) da Ufes, Fábio Medina, a assinatura das bases digitais de e-books é um importante passo para a socialização do conhecimento, uma vez que permite acesso aos conteúdos a várias pessoas de forma remota e simultânea. “É diferente do recurso impresso, que exige que a pessoa tenha que se deslocar até a biblioteca para retirar o material e, caso ele esteja emprestado, entrar em uma lista de espera”, analisa ele.
(por Thereza Marinho)


513 títulos de livros disponíveis na Biblioteca Digital Cengage

>>16.10.2020

A Universidade Federal do Espírito Santo, por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), disponibiliza o acesso a base de dados da Biblioteca Digital Cengage Learning Brasil à 513 títulos de livros em formato digital. Veja em anexo a relação dos títulos assinados.

As obras estão disponíveis para a comunidade acadêmica em acesso multiusuário, contribuindo para estudos e pesquisas. O acesso se faz pelo domínio do endereço de e-mail institucional, ou seja, somente usuários que tenham contas com o domínio "@ufes.br" ou "@edu.ufes.br" conseguirão o acesso total ao conteúdo digital da Biblioteca Digital Cengage.

Veja aqui o tutorial para realizar o cadastro na Biblioteca Cengage, Recursos da Biblioteca Cengage (Guia básico de acesso ao contdo) e lista de livros disponíveis na plataforma.

Bibliotecas da Ufes adotam projeto Peça e Pegue para atender a comunidade acadêmica

Publicado em 1 de Setembro de 2020 - 18:02

Com a retomada das atividades de ensino, no dia 9 de setembro, por meio do Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte), o Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufes (SIB/Ufes) está atenderá a demanda da comunidade acadêmica por meio do projeto Peça e Pegue

Conforme o diretor da Biblioteca Central, Fábio Medina, os estudantes devem reservar o livro desejado pelo sistema online e depois apamnhá-lo na biblioteca correspondente. Haverá um plantão de atendimento para que os usuários possam retirar obras agendadas.

Os plantões estão programados para as terças e quintas-feiras, das 8 às 14 horas, e serão realizados nas bibliotecas dos quatro campi da Ufes, sendo que, no campus de Goiabeiras, será concentrado na Biblioteca Central. “O usuário busca o livro desejado pelo catálogo on-line, faz a solicitação, e a equipe entra em contato informando a disponibilidade do pedido", explica Medina. Estando o livro disponível, o estudante fará o agendamento para ir buscá-lo.

O diretor também informa que livros já emprestados poderão permanecer com os estudantes até o início das atividades presenciais, de forma a evitar o deslocamento aos campi somente para realizar a devolução. Entretanto, caso queiram devolver os exemplares, poderão fazê-lo nos dias de plantão de atendimento, sem a necessidade de agendamento prévio (saiba mais sobre como será o funcionamento no arquivo anexado abaixo).

Novas bases

Para ampliar o atendimento, a Universidade também está realizando a contratação de três novas bases de livros digitais: Minha Biblioteca, Biblioteca Virtual Pearson e Biblioteca Digital Cengage. Juntas, elas darão à comunidade acadêmica acesso a mais de 16 mil obras em formato digital.

Além disso, as atividades das bibliotecas realizadas de modo on-line continuam, como as informações sobre a situação do usuário e o acesso a recursos digitais.

peçaepegue biblioteca.pdf
acesso remoto proxy.mp4

Acesso remoto a ebooks na Biblioteca da Ufes: como fazer

A Ufes, por meio do seu sistema de bibliotecas, dispõe de acesso integral a diversas bases de dados bibliográficos, que agora podem ser visitadas por conexão remota. Antes, o acesso só era possível usando um computador (IP) nos campi da Ufes. Veja no vídeo como fazer. (agosto/2020)