Aqui você encontra informações essenciais para as atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período especial de Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte). A adoção do Earte assegura os direitos à vida e à saúde da comunidade universitária, de suas famílias e da sociedade e, também, preserva o direito à educação, enquanto prevalecer o isolamento social recomendado pelos órgãos de saúde públicos para conter a pandemia de COVID-19. #Ufestodosjuntos

Ensino remoto emergencial, uma saída para o direito à educação em tempos de pandemia

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes aprovou, no dia 17 de agosto, a resolução que cria e regulamenta o Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial (Earte) na graduação. Também estabeleceu o período de realização do semestre especial: de 9 de setembro a 15 de dezembro de 2020.

Essa decisão foi precedida de amplo processo de debate envolvendo integrantes de todas as unidades acadêmicas e administrativas da Universidade. A medida é necessária para que possamos cumprir a determinação sanitária de isolamento social a fim de prevenir a propagação do novo coronavírus e da COVID-19.

Para realizar o ensino remoto, a Ufes preparou um programa emergencial de inclusão social destinado a estudantes sem condições de acesso a computadores e internet para que todos possam participar do período letivo especial.

Destacamos que, mesmo em situação de excepcionalidade, a prioridade é assegurar que a Ufes continue cumprindo seu dever de oferecer educação de qualidade e permitindo que os discentes continuem sua trajetória acadêmica.

Esperamos que este período de excepcionalidade não se alongue e que nos encontremos presencialmente em breve. (agosto/2020)

Ufes contra a COVID-19

Desde 17 março de 2020, as atividades da Ufes estão sendo desenvolvidas de modo remoto, exceto as essenciais. Muita coisa foi feita desde então para podermos chegar a esta fase com segurança. Conheça os planos de Biossegurança e de Contingência que foram produzidos com a participação da comunidade universitária para construir alternativas neste momento de excepcionalidade que vivemos.

PlanoBiosseguranca_2aEdicao_1a_out2020b.pdf
PlanoContingência_2aEdicao_out2020b.pdf